quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ração humana: suplemento alternativo

Nos dias atuais, os hábitos alimentares e suas conseqüências têm se tornado uma preocupação latente no meio acadêmico, bem como da população em geral. De outra forma, o interesse pelos aspectos que envolvem a saúde e a prevenção de doenças torna a comercialização de alimentos extremamente importante.
Tendo em vista a crescente demanda por suplementos alimentares nutricionalmente adequados, a ração humana pode ser considerada uma excelente opção no que tange a busca por uma vida saudável.
Em geral, esse suplemento é composto por linhaça, gérmen e fibra de trigo, aveia, gergelim, quinua, soja em pó e mais alguns ingredientes do gênero, podendo ser substituídos de acordo com a receita escolhida. Essa combinação de grãos e cereais está sendo comercializada por possuir excelentes nutrientes que ajudam na prevenção de doenças e manutenção da saúde do organismo.
Dentre os nutrientes essenciais é possível destacar as fibras que, além de ter o poder de dar saciedade, ajuda melhorar o trânsito intestinal. Ainda nesse contexto, as fibras ajudam a prevenir doenças como a diverticulite, câncer de intestino e também são capazes de diminuir o colesterol e a glicose sanguínea. Portanto, auxiliam a prevenção de doenças como aterosclerose, obesidade e diabetes.
Os ácidos graxos essenciais (Omega 3 e Omega 6) também fazem parte da composição da ração humana. Tais nutrientes, quando consumidos de maneira e quantidades adequadas, são considerados “gorduras boas”, uma vez que podem trazer benefícios imediatos ao organismo como, por exemplo, a redução de triglicerídeos e colesterol.
O Omega-3 é encontrado principalmente em peixes de águas profundas e frias, assim como nas castanhas, nozes, óleos vegetais e linhaça. Por sua vez, o Omega-6 está presente em alimentos como os óleos vegetais de milho, girassol, soja e canola, assim como nas sementes oleaginosas (frequentemente utilizada na composição da ração humana).
A quinua, também integrante da ração humana, é considerada uma proteína de alto valor biológico. Em outras palavras, é um macronutriente que apresenta uma ótima qualidade por ser bem aproveitada pelo organismo.
Ademais, a ração humana é uma fonte de vitaminas e minerais, que são essenciais para regular o funcionamento normal do organismo. As vitaminas que apresentam um maior percentual na composição nutricional da mistura são as vitaminas A, B1, B2, B6, e E. De forma particular, essas são responsáveis pela regulação das funções visuais, ação antioxidante e elevação do sistema imunológico.
Por outro lado, os minerais que compõem a ração humana são ferro, fósforo, cálcio e zinco, principalmente. Eles auxiliam na prevenção da anemia e osteoporose, além de ajudar a manter a eficiência das células de defesa do organismo.
Vale comentar que cada indivíduo pode optar por determinados ingredientes. No entanto, esse suplemento não deve substituir nenhuma refeição, e sim complementá-la. Por fim, é importante lembrar que a melhor maneira de obter saúde por meio da dieta é manter uma alimentação saudável e balanceada.
 

  
Karim Cristina Piacentini
Nutricionista
CRN10 – 2732P