quarta-feira, 16 de junho de 2010

Unidades de Alimentação e Nutrição


As Unidades de Alimentação e Nutrição são consideradas como unidades de trabalho ou órgãos de uma empresa que desempenham atividades relacionadas à alimentação e à nutrição. Define-se ainda como um local onde ocorre a preparação e distribuição de comida e bebida a um grupo de pessoas que estão reunidas em um local específico.


Para garantir a qualidade dos serviços de alimentação e nutrição é necessário que a empresa implante em suas instalações Boas Práticas de Fabricação, para que seja possível garantir a segurança alimentar e evitar as doenças veiculadas por alimentos.


As Boas Práticas de Fabricação são normas de procedimentos a fim de garantir um padrão de qualidade e identidade de produtos e serviços na área de alimentação. Sendo um dos objetivos é estabelecer as orientações necessárias para que a qualidade dos serviços seja alcançada.


Os manipuladores de alimentos desempenham um importante papel na transmissão de doenças veiculadas por alimentos e uma das maneiras mais utilizadas na garantia da qualidade higiênico-sanitária dos alimentos é a realização de programas de educação, visando um maior e melhor esclarecimento por parte dos manipuladores sobre o poder que cada um deles tem nas mãos.


Diante destes motivos vê-se a importância de um nutricionista em uma unidade de alimentação, para que seja possível um maior esclarecimento dos manipuladores sobre a importância da higiene pessoal no ambiente de trabalho, sobre os riscos que a falta de higiene pode trazer e o prejuízo que seus atos podem acarretar a empresa em que trabalham e as pessoas que ali se alimentam.

Nutricionista Talita Santa Machado
CRN: 1958P

Um comentário:

  1. Fico muito feliz por terem gostado do meu texto.
    Obrigada,
    Nutricionista Talita

    ResponderExcluir